Chegou o momento de voltarmos a destacar o nosso Robalo! Sempre presente na nossa gastronomia profundamente atlântica, o Robalo volta a assumir as honras de personagem principal nos nossos cardápios. Assim, ao longo de todo o mês de maio, 35 unidades de restauração do nosso concelho irão conferir especial destaque a esta espécie através de diversas formas de confeção cuja tradicionalidade cumpre e eterniza o sabor mais puro e genuíno do Robalo.
Escalado na brasa, grelhado, assado no forno ou filetado, todas as sugestões são distintas e deveras saborosas, sendo inquestionável a sua atlanticidade que puxa os sabores mais nobres do nosso mar e da nossa terra.
Reiteramos também o valor nutricional deste pescado, através do qual a saúde à mesa é mais um excelente argumento para consumir o Robalo com mais regularidade.
Numa fase de maior abertura e esperança, saibamos desfrutar o renascer de novos horizontes, enaltecendo a resiliência e a coragem dos nossos parceiros e agentes económicos. Em boa verdade, ao longo dos dois últimos anos, assistimos a actos verdadeiramente heroicos em que o sector da restauração, fortemente fustigado, soube resistir e contornar as vicissitudes provocadas por uma Pandemia absolutamente inesperada e sombria.
Alimentando a esperança, Esposende continua a servir à mesa o pescado mais fresco e saboroso, afirmando, orgulhosa e convictamente, que “O Robalo está Aqui”!
Aqui, em Esposende, o Robalo, é muito mais do que o ingrediente principal. Na verdade, é um dos símbolos mais nobres da nossa gastronomia atlântica, com carácter profundamente identitário e distintivo.
A sua confeção respeita um legado ímpar, testemunhando a simbiose perfeita entre os sabores do mar e da terra, apurados pelas nossas gentes que vivem e conhecem Esposende como as suas mãos.
Continuamos a navegar nas profundezas do Atlântico, enaltecendo uma espécie que existe em abundância e que, mediante a “Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais”, encontra-se salvaguardada do risco de extinção. Detentor de um sabor indescritível, o Robalo é também pujante em propriedades nutricionais há muito reconhecidas e defendidas pela ciência e sabedoria popular. A nossa Restauração também dignifica coerentemente esse legado através de propostas diversificadas que respeitam a identidade do Robalo de Esposende, aliando-o magistralmente com os sabores da nossa terra.
Robalo
Fonte de proteína e vitamina D.
Fornece uma quantidade significativa de tiamina (B1), Niacina, vitamina B6, vitamina B12, potássio e fósforo.
Mais informações
Nome científico: Dicentrarchus labrax
Valor energético por 100G: 145 Kcal
Tamanho mínimo de captura: 36 cm
Reprodução: Janeiro a abril
O Receituário do Robalo está aqui
Um conjunto de receitas deliciosas, desde a confeção tradicional à mais inovadora.
A Ficha Nutricional do Robalo está aqui
A Doutoura Elsa Madureira partilha consigo todos os segredos sobre este peixe de mar.